Um marco histórico
ocorreu em 1994 com a Declaração de Salamandra (Espanha), realizada pela UNESCO
na "Conferência Mundial Sobre Necessidades Educativas Especiais: Acesso e
Qualidade". Esta declaração foi assinada por 92 paises e tem como
principio "todos os alunos devem aprender juntos, sempre que possível,
independentemente das dificuldades e diferenças que apresentam".
A ONU assinou a resolução 45/91 que
solicita ao mundo uma mudança que passa de conscientização para ação.
Todos então têm direito de aprendizagem
sejam quais forem suas características e necessidades.
As escolas têm a responsabilidade de
acomodar a todos assegurando seus direitos de aprendizado, os professores
mediante currículos apropriados para cada especialidade são também estratégias
de ensino, devemos lembrar que é de grande importância as parcerias com a
comunidade em que vivem, para que se torne de fato uma inclusão em sociedade.
Texto baseado na Fonte: The
Salarnanca Stateinent and Framework for
Action on Special Needs Education. UNESCO, 7-10 junho
1994. 47 p.
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